quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

 
                                                       Dinossauros
 
 
 
 
Tiranossauro Rex
Tiranossauro Rex
Dinossauros
Dinossauros

O que e um dinossauro ?

A palavra DINOSSAURO (do grego deinos = terrível / saurus = réptil ) é um termo usado para designar duas grandes ordens de répteis arcossauros da Era Mesozóica: os Saurischia e os Ornithischia. Os Saurischia ("bacia de lagarto") compreendem todos os terópodes (carnívoros bípedes) e os sauropodomorfos (quadrúpedes de pescoço e cauda longas). Como principal característica tinham os ossos da bacia separados, semelhantes aos lagartos. Já os Ornithischia ("bacia de ave") tinham os ossos da bacia um ao lado do outro. Compreendem todos os outros tipos de dinossauros.
Ornithischia
Ornithischia
Os dinossauros eram criaturas únicas. Tanto que alguns cientistas especializados em cladística os consideram como uma classe à parte, intermediária entre os répteis e Dinossauros. Como os répteis possuíam pele escamosa, punham ovos com casca, tinham caudas longas e fortes e dentes homogêneos. Diferentes dos outros sáurios, porém, cujas patas estão posicionadas nas laterais do corpo, suas patas eram posicionadas logo abaixo do tronco, tal como as Dinossauros e os mamíferos. Também como as Dinossauros e mamíferos seu metabolismo de alguma maneira podia manter-se mais ou menos constante, sem depender da temperatura do meio externo. Acredita-se que os dinossauros evoluíram a partir de répteis arcossauros conhecidos como tecodontes.
Nesses répteis já podem ser observadas algumas das características dos futuros dinossauros. O Euparkeria (abaixo), por exemplo já podia caminhar em 2 patas, assim como o Ornithosuchus.
Euparkeria
Euparkeria
Desses animais originaram-se os primeiros dinossauros, como o Staurikosaurus e o Eoraptor, há aproximadamente 225 milhões de anos.A partir dessas pequenas criaturas surgiram as mais variadas formas de dinossauros, que viriam a dominar o planeta pelos próximos 160 milhões de anos.
Fonte: www.achetudoeregiao.com.br
Dinossauros
Os Dinossauros cujo nome significa " lagarto terrível ", nome não muito adequado, pois os Dinossauros não eram muito parecidos com lagartos e a maioria deles não era tão terrível assim, muitos deles eram dóceis herbívoros comedores de folhas e que conviviam pacificamente entre ele, já um ramo da família que chamamos de terópodes ( os dinossauros carnívoros ), esses sim mereceriam a classificação de terríveis, pois alguns exemplares pertencentes a esse grupo foram um dos maiores carnívoros terrestres que já habitaram nosso planeta. Em contra partida em outro grupo familiar os chamados saurópodes foram sem dúvida as maiores criaturas terrestres que se conhece á habitar o planeta e apesar de enormes não eram agressivos, à não ser quando era para se defenderem.Ultimamente a nomenclatura usada ao invés de " Dinossauro " é réptil Diapsida.
Muitas são as teorias sobe os Dinossauros, teorias sobre a sua aparição no planeta, teorias sobre como eles evoluíram e viviam e teorias sobre sua extinção, falaremos então as quais são mais aceitas pelo meio científico, que são as seguintes: " Acredita-se " que os Dinossauros surgiram em meados do período Triássico após uma extinção em massa onde 78% dos animais foram extintos, e surgiram como seres pequenos alguns carnívoros e outros herbívoros, começaram a superar outros répteis em competições por comida, tornando cada vez mais populosos e diversificados ( surgindo muitas espécies novas e cada vez mais adaptadas ao meio ). Entramos no período Jurássico onde os Dinossauros continuavam sua esplêndida evolução, agora já começam a aparecer dinossauros carnívoros de médio porte e em para se defenderem os herbívoros tem que se adaptar alguns se tornam enormes e outros tornam-se verdadeiros tanques de guerra encouraçados ( tem início uma corrida armamentista Mesozóica ). No período Cretáceo os Dinossauros tem o seu auge em diversidade de espécies e em tamanhos, surgem os magníficos Argentinossauros ( maiores saurópodes que se tem notícia ) , os aterrorizantes Terópodes gigantes como o Tiranossauro e o Giganotossauro ( considerado o maior dos terópodes, ultrapassando o Trex em quase 1 metro ).
Mas como tudo no mundo tem seu início e seu fim os dos Dinossauros chegou no fim do período Cretáceo e a teoria mais aceita é a de que um meteoro atingiu a península de Yucatan no México causando a morte de 90% da vida vegetal e 70% da vida animal. Onde os sobreviventes a esse desastre deram origem aos animais atuais e ao homem. Mas se pensam que os Dinossauros forma extintos assim de uma hora para a outra, saiba que pode estar enganado, existem teorias de um pequeno grupo de Dinossauros podem estar " vivos " e você pode até ter um ai na sua casa e não saber eles são as Dinossauros, que evoluíram a partir de pequenos dinossauros que caçavam insetos e que para se tornar mais ágeis, para capturar insetos mais facilmente, adaptaram-se a ossos mais leves e a penas para auxiliar em saltos cada vez mais altos até atingirem o vôo.
Fonte: www.avph.hpg.ig.com.br
Dinossauros

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Os dinossauros existiram?

Sim. Cerca de 285 tipos (gêneros) são conhecidos, com tamanhos variando desde o de um peru até 30 metros ou mais de comprimento. Aproximadamente a metade é representada por um único exemplar, enquanto 10 deles correspondem a pelo menos 40 exemplares. A maior diversidade de dinossauros é encontrada na parte superior das rochas do Cretáceo (Maastricianas).

Foram encontradas pegadas de seres humanos junto a pegadas de dinossauros?

Não. Houve um anúncio de que tais pegadas foram encontradas juntas, no leito do rio Paluxy no Texas, mas esta afirmação foi abandonada por todos os criacionistas que têm treinamento científico. Aquelas pegadas de dinossauro são genuínas, mas as humanas não são.

Os cientistas crêem que as Dinossauros evoluíram dos dinossauros?

Sim, a maioria dos cientistas crê nisso. As Dinossauros parecem ser mais semelhantes a certos dinossauros do que a qualquer outro grupo de animais. Certos fósseis, tais como o Archaeopteryx, têm algumas características que são típicas de dinossauros e outras que são típicas de Dinossauros. Embora não se tenha encontrado nenhum dinossauro que possa ser considerado o real ancestral das Dinossauros, os cientistas já encontraram alguns fósseis que apresentam características de réptil e de ave. Alguns cientistas têm apresentado evidências de que as Dinossauros não podem ter evoluído a partir de dinossauros. Uns poucos cientistas têm proposto que as Dinossauros evoluíram de um grupo de répteis conhecidos como tecodontes, em vez de dinossauros. Do ponto de vista criacionista, a presença de penas em um dinossauro não significa que as Dinossauros derivaram dos dinossauros. Todas as Dinossauros têm penas, porém isto não significa que todas as Dinossauros evoluíram a partir de um ancestral comum. Muitos grupos separados de Dinossauros e outros organismos com penas podem ter sido criados independentemente.

O que os dinossauros comiam?

Aparentemente, a maioria dos dinossauros era herbívora. Alguns podem ter se alimentado de pequenos animais se estivessem disponíveis. Alguns comiam peixes, enquanto outros provavelmente comiam animais maiores, tais como outros dinossauros.

Os dinossauros tinham sangue quente?

Os cientistas não concordam quanto à resposta para esta pergunta. Os dinossauros provavelmente não tinham sangue quente como as Dinossauros e os mamíferos. Eles podem ter vivido em climas quentes e úmidos. Conseqüentemente não teriam dificuldade em se manter aquecidos. Os dinossauros maiores teriam conservado o calor mais eficientemente que os menores. O metabolismo deles pode ter sido mais rápido do que o dos répteis atuais.

Deus criou os dinossauros ou eles são o resultado do mal?

Deus criou toda a vida, incluindo os ancestrais dos dinossauros. Entretanto, não sabemos quanto os animais podem ter mudado após a criação. Não podemos identificar nenhum fóssil como sendo uma forma individual criada originalmente. Os únicos fósseis que temos são de animais que viveram mais de mil anos após a criação. Não sabemos como eram as formas originalmente criadas.

Havia algum dinossauro na arca?

Ninguém sabe a resposta a esta pergunta. Não há evidências de que tivessem estado na arca, e não há evidências de que existiram após o dilúvio. Tanto quanto podemos dizer, parece que eles foram destruídos durante o dilúvio. Houve relatos ocasionais de que supostos dinossauros viviam na Escócia, Zaire ou no oceano. Nenhum destes relatos foi confirmado e todos parecem ser falsos.
Fonte: www.scb.org.br
Dinossauros

O QUE ERAM?

O dinossauro encontra-se entre os mais bem sucedidos animais que já existiram. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam a presa com as enormes mandíbulas e trucidavam a vítima com dentes afíadíssimos, comendo sua carne.

RÉPTEIS ESPECIAIS

Todos os dinossauros eram répteis. Viviam na Terra, e a maioria punha ovos de casca bem dura. Sua pele era rígida e escamosa; suas garras, poderosas. Os répteis não têm capacidade de aquecer internamente o corpo; dependem do meio ambiente para se aquecerem ou refrescarem-se. Alguns cientistas acreditam que dinossauros, ao contrário dos outros répteis, tinham o "sangue quente", de modo que se mantinham aquecidos, como os mamíferos. Então, o que torna os dinossauros diferentes dos outros répteis? Sua pernas, articuladas sob o corpo, proporcionavam a eles boa locomoção, ao contrário dos outros répteis, com pernas salientes e esticadas, que têm de se rastejar pelo chão com muito mais dificuldade. Os dinossauros caminhavam praticamente eretos, tanto sobre duas patas quanto sobre quatro patas. Alguns se moviam bem lentamente. Outros, corriam com bastante rapidez.

O QUE É UM RÉPTIL?

Os répteis da atualidade são lagartos, crocodilos, jacarés, cobras, tartarugas, cágados. Eles não possuem "sistema de aquecimento central". Com isso, seu corpo não se aquece internamente, como o dos mamíferos. Se a temperatura é fria, seu sangue fica frio; se a temperatura é quente, seu sangue fica quente.

GIGANTES E ANÕES

Alguns dinossauros eram gigantescos. Hoje se fossem vivos poderiam ver um edifício de quatro andares pelo topo. Outros eram do comprimento de quatro ônibus. Mas também existiam dinossauros ágeis e velozes, do tamanho de uma galinha. Alguns eram tão pequenos que cabiam na mão de um homem.

NÃO É DINOSSAURO

Pterosaurus
Pterosaurus
Répteis voadores, os Pterosaurus não eram dinossauros.
Plesiosaurus
Plesiosaurus
Os Plesiosaurus, gigantescos répteis nadadores, também não eram dinossauros. Viviam no mar. dinossauros viviam na Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário